quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Máscaras caseiras para o cabelo


- Se ficou sem o fixador, bata uma CLARA DE OVO, espalhe-a pelo cabelo até lhe dar a forma que quiser. Além de fixar o penteado, verá que depois de seco ficará bastante brilhante.


- Dois OVOS BATIDOS e aplicados com a ajuda de um pincel por toda a cabeça alimentam o seu cabelo com as proteínas necessárias para que cresça forte e vigoroso. Para o cabelo seco convém utilizar apenas a gema, porque a clara tem tendência a secá-lo.


- Repare os cabelos danificados com AZEITE e GEMA DE OVO. Massaje azeite no cabelo. Então, bata a gema de 1 ovo e use para fazer uma massagem no cabelo, da raiz para as pontas. Aguarde 10 minutos e use o champô normalmente. Faça isso uma vez por semana, durante um mês, e o seu cabelo vai começar a ter um aspecto mais saudável.


- O AZEITE é um dos melhores hidratantes aconselhado sobretudo para cabelos muito secos, espigados ou baços, ou também para aqueles que foram maltratados por tintas e permanentes. Evite aplicá-lo na raiz. Convém lavar e enxaguar muito bem.


- Eliminará temporariamente a oleosidade do seu cabelo se aplicar um algodão humedecido em TÓNICO ADSTRINGENTE só nas raízes. Não passe água!


- Para um cabelo super brilhante: misture uma colher de VINAGRE DE MAÇÃ (existente em ervanárias) com outra de champô. Ensaboe o cabelo e passe com água fria durante 3 minutos.


- Se o que quer é dar corpo a um cabelo muito ralo ou fraco, junte um copo de CERVEJA bem cheio à última água de enxaguar. A levedura da cerveja revitaliza as fibras capilares mais pobres.


- A CERVEJA pode remover resíduos do seu cabelo. Adicione 6 colheres de sopa de cerveja em 1 copo de água quente e passe sobre o cabelo. Lave com água morna.


- A MAIONESE é a máscara natural preferida da Júlia Roberts que, além do mais, tem um efeito duplo, porque às propriedades nutritivas do ovo são acrescidas as do azeite, suavizantes.


- A RAIZ DO RUIBARBO ilumina e dá cor a todo o tipo de cabelos, tingindo-os de forma natural. Ferva 50 gramas de raiz num litro e meio de água, tape o recipiente e deixe cozer em fogo lento durante uma hora. Uma vez fria, coe a infusão. Usa-se depois de enxugar, passando-a pelo cabelo várias vezes com a ajuda de um algodão. Deixe secar ao ar, de preferência ao sol.


- Para escurecer e reforçar os castanhos-escuros faça uma infusão com SALVA, de preferência vermelha, 50 ou 75 gramas para 600 ml de chá índio concentrado ou com uma base de cravos-da-índia esmagados. Aplique como último enxaguamento.


- O SUMO DE LIMÃO diluído num copo de água e misturado na última água de enxaguar, regula a gordura (enxague muito bem depois da aplicação pois pode ter efeitos secundários com a exposição solar).


- ÓLEO DE BARDANA nutre e amacia os cabelos muito secos, finos e estragados, fortificando o couro cabeludo.


- Um champô elaborado à base de CASTANHA-DA-ÍNDIA revigora o cabelo.


- O LEITE DE AVEIA é a fórmula de limpeza menos agressiva e confere uma grande suavidade. Pode usar os champôs que a contêm para lavar o seu cabelo diariamente.


- Se os seus cabelos têm tendência a armar com o uso de amaciadores, gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de BICARBONATO DE SÓDIO com o seu champô comum uma vez por semana. Enxagúe e seque normalmente.


- Se o seu cabelo tem coloração artificial que precisa de retoques ou simplesmente se deseja melhorar seu próprio tom de forma natural, loções feitas com ervas dão reflexos ou profundidade e são baratas. Se quiser testar loções de ervas, faça-o sem medo. O efeito delas é tão subtil que não há risco real. No entanto, evite cores de frutas cítricas e de vegetais. Não use limão ou sumo de beterraba, por exemplo. Eles são imprevisíveis ao longo do tempo e muito afectados pela exposição ao sol. O sumo de limão e o sol podem deixá-la mais loira na primeira vez que usar, mas após vários tratamentos, a cor do seu cabelo vai ter tantos tons quanto um tronco de árvore.


-Dê mais brilho ao seu loiro: faça infusão de duas colheres de sopa de CAMOMILA seca e duas colheres de sopa de calêndula em 950 ml de água a ferver, por meia hora. Certifique-se de que não está quente demais e espalhe pelo cabelo molhado.


- Dê brilho aos cabelos escuros: no lugar das ervas acima, coloque SÁLVIA e ALECRIM. Para um brilho extra, adicione uma colher de sopa de vinagre de cidra.


- Dê vida aos ruivos: misture uma colher de sopa de MEL com duas de AÇAFRÃO e adicione 950 ml de água a ferver. Deixe por meia hora, verifique a temperatura e passe suavemente sobre o cabelo molhado. Enxagúe no final.


- Para ajudar no caso de cabelo oleoso experimente uma vez por semana misturar meio copo de SUMO DE MAÇÃ (de preferência, natural) com meia colher de VINAGRE BRANCO. Colocar a mistura sobre os cabelos molhados (após a lavagem), e deixa actuar durante 30 minutos! Depois retirar com água tépida (nunca demasiado quente)! Esta mistura ajudará a retirar a oleosidade ao cabelo, conferindo-lhe um maior volume!


- Para cabelos secos pode fazer a seguinte máscara em casa: juntar duas colheres de MAIONESE com meia colher de MEL. Misturar bem estes dois ingredientes e colocar a mistura sobre os cabelos, deixando-a actuar durante cerca de 10 a 15 minutos. Sente-se num sítio ao sol, ou então use o secador do cabelo, de modo a intensificar o tratamento. Depois retire com água tépida e lave normalmente com champô e amaciador.

2 comentários:

Claudia disse...

Uau...é desta que o meu cabelo vai arrasar...Bigada mana

Haushinka disse...

Bem...há coisas que só de ler dá nojo loooool a parte dos ovos lembra-me da praxe e do que eu sofri pra tirar as cascas do cabelo que ficaram a colar toda a noite do julgamento, juntamente com farinha e tomate( e não sei se mais alguma coisa!!)
Mas achei interessante!
beijosss

para mulheres © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!